5 dicas para encontrar o carro ideal

5 dicas para encontrar o carro ideal

Prover o sustento da família e ainda conseguir tempo para estar com ela é o desafio de muitos pais atualmente. A rotina do trabalho, pressão do chefe, contas a pagar, cansaço físico e mental tornam a situação ainda mais difícil. Existe também a questão da locomoção para o trabalho. As 8 horas diárias de serviço podem se tornar 10 horas ou mais em razão dos serviços de transporte deficientes. Identificou-se com a situação?

Para muitos, a alternativa imediata é comprar um veículo. Mas é preciso cautela: investir tanto dinheiro de forma precipitada é sinônimo de arrependimentos futuros.

Sim, o automóvel é uma boa opção para dar mais comodidade a sua família. Entretanto, como encontrar o carro ideal e investir com inteligência? Preparamos este texto para dar a você 5 dicas especiais que o ajudarão a tomar uma excelente decisão. Confira!

1. Defina suas necessidades

Não é sem motivo que essa é a primeira dica. Pensar nas suas circunstâncias antecipadamente faz diferença. Isso vai ajudar você a não se arrepender com a escolha e a não perder tempo olhando ofertas atraentes, mas pouco condizentes com sua realidade. Nesse momento, contar com a ajuda de algum amigo que entenda de carros pode ser bom.

O primeiro passo deve ser qual o objetivo de comprar aquele carro? Locomoção diária? Apenas os passeios no fim de semana? Trabalhar com o carro durante a semana e ainda passear com a família? Existem um carro que sirva para todas essas funções?

Analise qual a motorização ideal, presença de ar-condicionado, cores de sua preferência, espaço interno, tamanho do porta-malas etc. Depois de definir os itens citados, já está na hora de pensar em nomes e marcas de automóveis. Nessa parte, talvez não seja bom fixar um carro específico, portanto fique à vontade para pensar em várias opções.

Depois de passar pela nossa próxima dica, poucos modelos restarão.

2. Pesquise valores

Felizmente é possível fazer essa pesquisa sem sair de casa. Avalie cada modelo escolhido e anote todos os gastos com a compra e manutenção do carro.

Para ter uma média do valor do veículo, consulte a tabela Fipe e os sites de classificados especializados em veículos seminovos e usados; quanto ao consumo médio de combustível, avalie-o pelo portal do Inmetro ou pelo site da montadora. É importante também saber o quanto será gasto com seguro veicular e documentação.

3. Encontre o melhor local para a compra

Opções não faltam, você sabe. Nas concessionárias, lojas de revenda online, sites de comércio livre na internet e em jornais é possível encontrar o carro ideal.

Apesar da comodidade, uma desvantagem nesse tipo de negócio é a distância em que o veículo se encontra. Mas comprar em lojas de revenda fará com que os preços sejam menores se comparados com os de uma concessionária. Além disso, o seguro e a documentação de um carro seminovo são mais baratos.

Ao escolher uma loja de revenda online, é muito importante verificar sua reputação. Uma boa opção para consulta é o site Reclame aqui e uma breve consulta ao Google já é suficinete para entender com quem você irá negociar. Encontre também mais informações lendo nosso artigo sobre as vantagens da revenda de veículos.

4. Busque detalhes do automóvel

Ao se interessar por determinado modelo em sites de revenda, procure saber o máximo de detalhes possíveis. Você pode ligar para o vendedor e esclarecer todas suas dúvidas. Se a empresa for honesta e comprometida com a prestação de um serviço de qualidade, você terá todas as informações de que precisa.

5. Veja o carro pessoalmente

Nada de fazer qualquer pagamento de antemão. É comum que golpistas peçam um adiantamento para “segurar” a venda do carro.

Quando encontrar o melhor carro de acordo com o seu perfil, é muito importante ver o veículo e analisar com cuidado as principais partes e componentes. Exija ainda um test drive para perceber possíveis defeitos — na verdade, uma loja de boa reputação deve fazer questão que seu cliente dê uma volta no carro antes de fechar o negócio.

Você pôde perceber que encontrar o carro ideal não é tão simples. Mas a sensação de comodidade e segurança que você dará para sua família não tem preço.

Esperamos que tenha gostado do texto! Se quiser continuar a par das nossas novidades, siga-nos no Facebook e Instagram.

Deixe um comentário