5 dicas para negociar a compra de veículos online

5 dicas para negociar a compra de veículos online

Há alguns anos, a ideia de fazer a compra de veículos online parecia algo ainda muito futurista e distante. Porém, hoje já é realidade e essa prática tem trazido muitos benefícios para quem quer trocar de carro. Por outro lado sabemos que comprar um carro seminovo ainda passa por tido o ritual de segurar ao voltante, sentir o “cheiro” do carro e ainda fazer o test drive para poder se imaginar com aquele carro.

Muito provavelmente você passa uma parte considerável do seu dia na internet. Seja a trabalho, lazer ou até mesmo para ler este post, a web tem facilitado quase tudo em nossas vidas. Na hora de trocar de carro não é diferente, mas é preciso ter alguns cuidados.

Toda a comodidade de poder procurar pelo carro dos seus sonhos sem sair de casa pode trazer alguma desconfiança. Porém, se tomar os cuidados certos na hora de negociar, você só tem a ganhar ao fazer a compra do seu veículo pela internet.

Por isso, separamos 5 dicas cruciais para te ajudar não apenas na hora de encontrar e negociar seu novo veículo, mas também para fechar o negócio com segurança. Confira!

1. Faça comparação de preços e veículos

A principal vantagem da compra de veículos online é poder comparar entre milhares de veículos. Isso não só aumenta suas opções, como também ajuda a conhecer melhor o valor de mercado de cada um deles para não pagar a mais pelo carro.

Sempre que possível, consulte também a Tabela Fipe para consultar se o carro que está sendo vendido está dentro da média de mercado também. Lembre-se sempre da nossa dica de nunca levar em conta apenas a FIPE, pois alguns modelos tem diferenças absurdas do preço de tabela e de mercado. Consulte o que falamos sobre isso no post Você já foi enganado na avaliação do seu carro?

2. Verifique a seriedade do site

Por mais que a internet esteja cada dia mais segura, sabemos que ainda existem milhares de sites de má fé por aí. Sendo assim, é preciso ter cuidado com os sites onde você vai negociar o veículo.

Se for um site de uma loja ou revenda, verifique se o endereço e informações sobre a empresa — como CNPJ, fotos, fotos, etc. — estão descritas e fáceis de serem localizadas. Esse pode ser um bom sinal de que a loja realmente existe e que você pode fazer a negociação sem problemas.

3. Confira a reputação do vendedor

Conferir a reputação de um vendedor ou loja é uma técnica bastante antiga, mas ainda muito eficaz mesmo na internet. Uma busca simples online pode ajudar você a descobrir se a loja com a qual você está negociando é de confiança ou não.

Cheque as redes sociais da empresa e procure por avaliações e comentários de usuários no Google e outros sites. Verifique também sites como o Reclame Aqui em busca de reclamações não respondidas e atendidas pela loja. Se encontrar algo, redobre a cautela no negócio.

4. Analise o histórico do veículo

Verificar o histórico do veículo é essencial para proteger você e sua futura compra. Durante a negociação, peça o Renavam do veículo e verifique se ele não tem nenhuma pendência como multas, licenciamentos atrasados, IPVA vencido ou qualquer outra informação desse tipo. O que pode resolver e lhe mostrar todo o histórico do carro é a Perícia Cautelar. Sempre exija da loja que o carro tenha passado por esse procedimento.

Além disso, sempre suspeite quando a oferta for boa demais. Se o carro estiver muito abaixo do valor de mercado ou da tabela Fipe, pode ter algo errado. O veículo pode ser fruto de roubo ou até mesmo ter sinistro em seu registro. Portanto, fique de olho.

5. Prefira finalizar a compra na loja física

Ter a possibilidade de ver o carro sempre que puder é essencial no processo de compra online. Por isso, tanto durante a negociação quanto na hora de fechar o negócio, prefira lojas que atuam online e fisicamente.

Dessa forma, você fica mais seguro na hora de negociar a compra de veículos online e também protegido na hora de fazer o pagamento. Além disso, terá a certeza de que o carro estará exatamente do jeito que você queria.

E aí, gostou do post com todas essas dicas? Então entre em contato conosco e venha conhecer nosso estoque e nossos serviços!

Deixe um comentário